sexta-feira, 18 de maio de 2012

Estudantes também vão à greve nas federais


Em pelo menos 3 universidades federais os estudantes deliberaram em greve e reforçam a greve dos professores. As primeiras informações dão conta de greve estudantil na Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Federal de Ouro Preto (UFOP), Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Há também movimentação estudantil para greve também na Federal Fluminense, Federal de Lavras, Federal de São Paulo e na Universidade Tecnológica do Paraná.  

Na UFRRJ, uma assembleia com a presença de 800 estudantes na noite de quarta-feira (16/05) deflagrou greve em apoio aos docentes e com uma pauta específica movimento estudantil: “Nossa pauta de reivindicações incorpora entre outras a garantia de alojamentos, biblioteca, bandejão, assistência médica, segurança, iluminação etc. Compreendendo que isto se realizará com mais investimentos na educação, por isso lutamos também por 10% do PIB para a Educação. Por isso é fundamental construir esta greve em conjunto, para que tais reivindicações sejam atendidas”, explicou o DCE em nota.

Na UFVJM, a assembleia geral estudantil ocorreu no dia 15 de maio e declarou greve estudantil com a seguinte pauta: “Ampliação da Assistência estudantil: Moradia, R.U, e Meio-Passe; Contratação de mais professores/as; 10% do PIB para a Educação”. A assembléia legitimou a formação de um Comando de Greve de Estudantes, que irá fazer as articulações para as decisões do rumo desta greve.

Na UFOP, logo após a deliberação de greve pelos professores no dia 17 de maio, centenas de estudantes e professores saíram às ruas. Os estudantes também entraram em greve como pode ser visto neste Vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário