terça-feira, 5 de junho de 2012

Eleições da UEPA : ANEL é Chapa 2!

No dia 05 de junho ocorrerão as Eleições para o Diretório Central dos Estudantes da UEPA. Vocês sabiam? Mas, afinal, o que é o DCE? Compreendemos que o DCE é uma ferramenta dos estudantes para a sua organização, luta por direitos e conquistas e por uma visão de Universidade pública, gratuita e de qualidade.
Na UEPA, no Campus Santarém, as condições de ensino para os estudantes estão profundamente precarizadas.
A interdição do Prédio Azul é um exemplo concreto da política de abandono por parte da “magnífica” reitoria que centraliza poder e os parcos recursos disponibilizados pelo governo do Estado. Mas, nossos problem
as são maiores: faltam professores em quantidade suficiente e estes também são submetidos às péssimas condições de trabalho e salário; faltam equipamentos básicos para aulas práticas; falta até acesso de transportes públicos ao campus.
Para enfrentar tudo isto é preciso um DCE que organize os estudantes, que vá Das Palavras aos Atos.
A Assembleia Nacional de Estudantes – Livre, entidade nacional construída como alternativa a UNE na reorganização do movimento estudantil, constrói, em Santarém, através do diretório executivo municipal, a Chapa 2 na UEPA, pois compreende que esta é a única chapa independente em relação à reitoria e capaz de organizar os estudantes em prol de suas reivindicações.
No ultimo período, a Anel-Santarém atuou na UEPA no sentido de debater as pautas locais, como a participação no ato do dia 12 de abril, quando os estudantes de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Música e Educação Física deram um exemplo de organização, reivindicando publicamente melhorias nas condições de ensino-aprendizagem da UEPA.
Mas também compreendendo que nossos problemas são bem maiores. Neste sentido, organizamos em outubro de 2011 o Plebiscito Nacional pelos 10% do PIB para a educação pública já! em conjunto com outras entidades ,e realizamos já em 2012 uma atividade de discussão e combate ao machismo, por conta do dia 08 de março, com a exibição de um filme.
Mas é preciso muito mais. Neste momento, 50 universidades federais estão em greve de professores e 31 em greve de estudantes. Em três grandes universidades estaduais, também há greve: Rio Grande do Norte, Piauí e no Rio de Janeiro, onde os estudantes de Medicina pararam as atividades em protesto pela falta de professores, laboratórios e de hospital universitário.
Estes são apenas exemplos de que é possível e é preciso lutar. A Anel-Santarém vem pedir a você para construir Das Palavras aos Atos, votando na Chapa 2  no dia 05 de junho. Somos aqueles que organizados ou não em entidades ou coletivos, nos preocupamos com o dia-a-dia dos estudantes e queremos o DCE na luta. Por isto, convidamos você também para atuar no movimento estudantil e conhecer a Anel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário