quinta-feira, 29 de março de 2012

NOTA DE APOIO À CHAPA "NÃO VOU ME ADAPTAR!" PARA AS ELEIÇÕES DO DCE LIVRE DA USP.




Nos próximos dias 27, 28 e 29 de março ocorrerão às eleições para o DCE - Livre da Universidade de São Paulo. A USP passa por uma ofensiva de privatização e repressão. A reitoria, profundamente ligada ao governo estadual, tem atacado fortemente o movimento dos trabalhadores, docentes e estudantes, numa tentativa de deturpar a luta por democracia e contra a presença da Polícia Militar no interior desta universidade.
Ao mesmo tempo, a cada dia o reitor João Grandino Rodas torna a USP uma das universidades mais antidemocráticas do país. A participação política da comunidade universitária e da sociedade na USP é mínima, sendo privilégio de poucos a determinação dos rumos da instituição. Nos últimos anos, este cenário se agrava, com o endurecimento da repressão e da perseguição política a aqueles que se movem com a ordem imposta.
Diante desses ataques, o movimento tem resistido. Os estudantes fizeram uma importante greve em 2011 e continuam sua luta em 2012. Contudo, uma forte polarização atinge o movimento e ameaça o caráter autônomo e combativo do DCE. Uma chapa captaneada por partidos de direita, a “Reação”, apoiada pelo governo, pela reitoria e a grande mídia, aparece com um discurso supostamente apolítico e apartidário para disputar as eleições da entidade, defendendo um programa privatista, meritocrático e repressivo para a universidade, aos moldes do projeto da reitoria. Um movimento que, por trás do discurso de neutralidade em relação a partidos políticos, na verdade busca manchar o histórico de independência e autonomia do DCE – Livre da USP em relação à reitoria e ao governo do estado, defendendo abertamente os interesses do Reitor Rodas (PSDB). Esta chapa tem como pretensão transformar o DCE em uma “secretaria estudantil da reitoria”. A chapa “Não Vou Me Adaptar!” acredita ser necessário derrotar essa concepção de movimento estudantil. Em 2012, para defender a democracia na USP, precisamos também de um DCE verdadeiramente ao lado dos estudantes!
Por tudo isto, nós, do DCE Universidade Federal do Oeste do Pará, acreditamos que a luta dos estudantes deve continuar em 2012. Somente com os estudantes em movimento poderemos derrotar a reitoria, seu projeto elitista e de privatização da universidade e defender uma USP verdadeiramente democrática! Neste sentido, compreendemos também que a nossa luta por democracia e pela universidade pública, gratuita e democrática é a mesma luta dos estudantes da USP.
Precisamos organizar uma grande campanha no país, unificando estudantes, professores e todos os movimentos sociais. Esse é o objetivo da chapa Não vou me adaptar! Por isso, declaramos nosso apoio a esta chapa nas próximas eleições do DCE – Livre da USP.
Santarém, Pará, 27 de março de 2012.
Diretório Central dos Estudantes da UFOPA – DCE CABANO “Gestão “Amanhã Vai Ser o Outro Dia”

Nenhum comentário:

Postar um comentário